Com que frequência você toma banho?

Essa semana lendo algumas pesquisas, uma dela me chamou bastante atenção sobre alguns pesquisadores que acreditam que tomar muito banho pode danificar algo chamado microbiome humano, que é uma coleção de micróbios, bactérias e vírus que vivem dentro e sobre nossos corpos. Os cientistas estão começando a se perguntar se tomar banho muitas vezes está fazendo nossos sistemas imunológicos mais mal do que bem...
Nada mais relaxante do que tomar um banho depois de um dia cansativo com esse calor infernal. Contudo, este simples hábito pode comprometer a saúde e a viscosidade da sua pele. Eu, particularmente não sei se conseguiria ficar sem banho pelo menos um dia. Dizem que um bom banho lava o corpo e a alma, leva direto para o ralo todo o stress do dia a dia, a dor no corpo e o cansaço. Há quem prefira fazê-lo de manhã para despertar ou à noite para ir mais relaxado para a cama. Mas, a ciência sugere que tanto faz desde que não o faça todos os dias. Um truque é entrar rapidamente no chuveiro para lavar apenas o essencial e assim preservar a oleosidade do restante do corpo.

Isso parece loucura com tanta poluição e o calor que faz no nosso País, mais creio que essas pesquisas pode ser verdadeiras, e que tomar banho demais é prejudicial à saúde. Eu assisto alguns programas e documentários, que ensina alguns truques de sobrevivência. E a primeira coisa que eles fazem é se lambuzar de terra, de barro, carvão, ou até esfregar algum tipo de folhagem em alguma parte do corpo para proteger a pele. Dizem que é a melhor proteção, principalmente se estiver na selva.

Um estudo sobre os moradores da vila Yanomami na Amazônia, que ainda não tinha contato com pessoas ocidentais, descobriu que eles possuíam "microbiome com a maior diversidade de bactérias e funções genéticas já relatadas em um grupo humano". E apesar de não ter tido contato com antibióticos como os conhecemos nos países desenvolvidos, as pessoas carregavam uma bactéria que tinha resistência aos antibióticos.
 Assim, o estudo concluiu que "a ocidentalização afeta significativamente a diversidade do microbioma humano".
Uma curiosidade: Dave Whitlock, engenheiro químico e MIT grad, jurou por este conceito e é tão dedicado à ideia de que ele não toma banho há 12 anos.
Sua empresa AOBiome, que visa "reincorporar [bactérias amônia oxidantes] de AOB no microbioma humano moderno para fins de movimentação de pessoas para um estado mais saúde [y]",  disse Mail Online : "higiene moderna tem empobrecido seletivamente o equilíbrio natural do o microbioma da pele particularmente afetando AOB. "Ao restaurar os níveis adequados de AOB, acreditamos que uma série de condições de saúde humana poderiam ser impactadas". 

Então, em outras palavras, talvez a sujeira que temos lavado no chuveiro pode estar nos protegendo de doenças.

Os especialistas que defendem que tomar banho todos os dias faz mal à saúde explicam que ao fazê-lo está a interromper os processos naturais da pele, cabelo e unhas. A nossa pele tem métodos próprios para manter-se limpa e quando a lavamos de mais, na realidade não estamos a ajudar, está eliminando todas as bactérias que protege sua pele, até as boas. O nosso organismo conta com a ajuda de uma série de bactérias que se encarregam de manter a pele saudável atuando como um escudo contra os germes e as bactérias más protege-nos ainda das toxinas de químicos como os sabonetes, perfumes, shampoo e restantes produtos de cuidados pessoais. De acordo com o Centro de Ciência Genética da Universidade de Utah, "perturbar nossos ecostystems microbianos podem causar doença". O novo estudo  publicado pela ciência avança descobriu que lavar demasiado pode danificar esses micro-organismos que nos protegem.

Então a dica é: Se não conseguir ficar sem tomar banho todos os dias, que seja breve e faça com água morna ou fria. A água quente do banho pode fazer com que a pele escame e fique ressecada eliminado os óleos naturais da pele, que são imprescindíveis para que se mantenha hidratada, suave e saudável, e que não têm tempo de se regenerar se tomar banho diariamente, além de deixar as unhas quebradiças e finas. A temperatura da água pode ser uma grande vilã para a beleza da cútis. Quando as unhas não estão saudáveis absorvem a água do banho e demoram a secar, perdendo pelo caminho as suas propriedades. Especialista ainda dá outra dica a quem não consegue ficar sem, pelo menos, dois banhos por dia. "O sabonete tem de ser usada em todo o corpo uma única vez. No segundo banho, deve-se usá-lo apenas nas axilas, no genital e nos pés”.

 Mas como não tomar banho todos os dias? É uma decisão difícil. 

A pergunta sobre a frequência com que devemos tomar banho tem várias respostas, mas saiba que uma delas não é “diariamente”. Então, fica uma dica, quando bater aquela preguiça de entrar no chuveiro saiba que os especialistas apontam que não há problema nenhum em deixar de tomar banho uma vez ou outra. Mais não esqueça que as partes íntima tem que ser cuidadas e lavada todos os dias.

Um abraço!
Até a próxima postagem!


105 comentários:

  1. De manhã todos os dias (só começo a funcionar depois do banho).
    Ao fim do dia se estou suado (detesto pessoas que se enfiam na cama suadas e sujas).
    Boa semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não fico sem banho de maneira alguma. De manhã e a noite todos os dias. Eu não suporto ficar suada. Quem conhece o ES sabe que aqui o calor é infernal. Quem é Capixaba gosta de um bom banho.
      Boa semana Pedro!

      Excluir
    2. Tu amas a la vida,al rte y al amor

      Excluir
  2. Bom dia Smareis \o/
    Vou ter que discordar da ciência!rsrs
    Não consigo imaginar ficar sem tomar banho um dia
    sequer! A sujeira que vai pelo ralo poderia até estar nos protegendo
    de doenças, entretanto a falta de banho causa muitos transtornos
    também!
    Ótima semana! Beijos ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Clau!

      Eu também não fico sem banho. Se eu estiver suada tudo me incomoda.
      Ótima semana!
      Beijos!

      Excluir
  3. Olá. Eu gosto de sentar-se, por vezes, na banheira com espuma. No entanto, eu não gosto de água quente a qualquer banho. Todos os dias vou para o chuveiro (manhã ou noite) e géis para óleos de lavagem com aditivos do que sabão. Post interessante que dá um monte de conhecimento interessante. Cumprimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A temperatura da água é muito importante na hora do banho. É aconselhável morma ou fria para não ressecar minha pele.
      Uma boa semana!
      Cumprimentos Giga!

      Excluir
  4. A nosotros que tenemos los medios a nuestro alcance, es decir, agua caliente a nuestra disposición, jabones adecuados para todo tipo de piel y una serie de comodidades para facilitar un aseo diario, echaríamos en falta ese chorro de agua que cae lentamente y nos deja limpios y relajados.
    Pero también he oído que hay personas que, bien sea por haber vivido en otra época o por no tener a su alcance agua corriente y medios para tomarse un buen baño, han sobrevivido y con buena salud, han resistido a las infecciones y defienden su conducta.
    No hay que olvidar que el sistema inmunológico de cada persona se pone en alerta según las circunstancias que le toca vivir y, quizás, las personas que tienen una piel demasiado limpia pueden estar más indefensas ante los factores externos que pueden ser perjudiciales.
    Yo pienso que es una lástima que no puedan disfrutar de una buena ducha relajante y calentita, sobre todo ahora con el frío que hace.
    Abrazos.
    kasioles

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Los estudios muestran que la piel es muy limpio sin protección a los microorganismos. Depende de la persona cómo muchos baños deben tomar un día y no exagerar en jabones y otros productos similares. Utilice una buena crema humectante después del baño es importante. No podría vivir mi día a día sin baño. Aquí en mi ciudad el calor es muy fuerte, y sudar es complicado.
      Una buena semana Marina
      Un beso

      Excluir
  5. I only use the shower, but it looks like it's heaven.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A bath is always very comforting whether the shower in the bathtub is very good.
      Good week, Bob.

      Excluir
  6. Curioso o seu texto e coincide com a opinião do meu dermatologista. Ele não aconselha a que não se tome banho diário - eu não funciono sem o meu banho - mas restringe o uso de produtos que desidratam a pele. Esses devem ser usados com muita parcimónia já que a água do duche é ( na opinião dele) suficiente para manter a pele limpa.Tento não abusar no gel e sempre uso hidratante.
    Sem banho é que não!
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu particularmente, acho importante é não exagerar no tempo e na qualidade do banho. Ficar sem banho é que não dá, de forma alguma.
      Uma boa semana!
      Beijo!

      Excluir
  7. Como sempre uma crônica deliciosa, didático é um pouco surrealista, pois ficamos entre a ficção e a realidade. Não me importa o que dizem, vou tomar todos os dias, continuar a ter o relaxante prazer de sentir a água a escorrer pelo corpo.
    Obrigado pela sua visita é o prazer de saber que há sempre alguém que não nos esquece.
    Adoro o seu Blogue e adoro a querida Smareis. Um beijinho de muito carinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também continuo com meu banhos normais, só não exagero no tempo e nos produtos.
      Obrigada por estar aqui Manuel, é sempre bom contar com sua presença.
      Boa semana!
      Um beijo!

      Excluir
  8. Amiga Smareis, bom post para se refletir, deve ser verdade mesmo, tem uma moradora de rua que anda sempre por aqui (Capital de São Paulo), e ela está sempre suja e saudável, sei disso porque faz anos isso e sempre nos mesmos lugares e eu e meu marido até comentamos isso, ela nunca adoece, mesmo sem higiene!
    Mas eu e meu marido temos o hábito "não saudável",rsrs, no caso, de tomarmos dois bons banhos por dia, principalmente no verão e olhe lá que às vezes até mais que isso!
    Usamos hidratantes sempre e temos pele boa e saudável, daí não sei se queremos ou planejamos mudar isso, acho que na altura de nossas idades nem vale mais a pena mudar, deixo ficar como estamos!Adoro banhos, nunca fico com preguiça, eita,rsrs!
    Abraços apertados linda amiga!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ivone, que bom te ver por aqui. Estava com saudades!
      Realmente moradores de rua tem uma pele bem resistente. Pode ser que o organismo vai se adaptando a forma em que eles vivem, e muitos deles nem banho tomam. Na minha cidade tinha uns que tomava banho no chafariz da pracinha.
      Eu também não vivo sem meus banhos, e muito desconfortante se sentir suada.
      Uma boa semana!
      Abraços!

      Excluir
  9. Interesting post Smareis. I love a daily shower too. It gives me a fresh start each day. And, if I have a busy dirty day in the garden or more, I take another.
    Thanks for sharing your research but I'll keep things the way they are. haha!
    Have a wonderful week and thank you for stopping by and your kind comment on my celebration of blogging 10 years. Blessings. xo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. I also really like a relaxing shower, do not start my day before a good shower.
      A good week for you!
      A hug!

      Excluir
  10. Essas pesquisas são interessantíssimas, mas logo surgem outras que contestam a anterior!
    Diminuir o sabonete e a temperatura da água já faço. Agora ficar sem banho, não fico não!
    Beijo Smareis!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho essas pesquisas importante porque deixam as pessoas mais consciente dos seus hábitos diários. A temperatura da água é muito importante, tanto pra adulto quanto pra criança. Ficar sem banho é que não pode com esse calor danado.
      Boa semana Ana Paula!
      Beijos!

      Excluir
  11. Boa noite, Smareis!
    Lembro quando minha filha era pequena e teve um ressecamento da pele, que descamava em alguns pontos. Levei ao médico que logo me perguntou quantos banhos eu dava nela, geralmente era três, por conta do calor e também porque se sujava brincando.
    Ele pediu para dar apenas um banho curto, com pouco sabonete e receitou um creme próprio para hidratar a pele.
    Seguindo a recomendação logo a pele adquiriu aspeto saudável novamente.
    Então essa pesquisa faz sentido.
    Mesmo assim, dá para diminuir a quantidade de banhos e o tempo no chuveiro, mas ficar sem o banho diário já não consigo imaginar.
    Um abraço,
    Sônia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Sônia!

      Com certeza! Não dá pra ficar sem banho de maneira alguma, mais diminuir tempo e quantidade isso com jeitinho dá pra fazer. Principalmente se for pra melhorar a cútis.
      Boa semana!
      Beijos!

      Excluir
  12. Boa noite ou fim de noite para voce no horário verão.
    Nós do nordeste estamos no velho horário,rsrs.
    Bem minha amiga estou muito preocupado com a situação de caos que envolve o seu estado na total insegurança, embora tenha lido sobre a chegada das Forças Armadas e policias especiais como a FN. Não entendo como deixam chegar a este estado, uma coisa que estava programada com o paradeiro das policias. O Brasil está pecando com relação à segurança de cidadãos do bem. Aqui são as tais facções que ordenam e param bairros inteiros com terror e toque de recolher isolando a comunidade de pegar os ônibus, que são queimados para não entrar nestes bairros. Inadmissível esta situação.Espero que estejam tomando todos os cuidados. Espero que a situação se normalize com estes reforços. Cuide-se.
    Bem falando de nordeste onde a água é bem escassa, o sertanejo vive protegido com sua cútis enegrecida pelo sol e creio que assim pelo menos não são acometidos de doenças de pele, pois nem protetores usam. Curiosa a pesquisa e estudos que ainda não tinha lido nem sendo assinante de Super Interessante e Mundo Estanho. Mas pode fazer sentido os estudos. Se olharmos para a praia onde as pessoas geralmente tomam vários banhos, estariam bem desprotegidas e talvez daí vem o uso excessivo de protetores contra UV e que podem no fim estarem contribuindo com a proteção destes micro-organismo.que a principio estariam sob o creme e protegidos do contato de água. Como bem disse, sob este calor e poluição que estamos sujeitos nestas grandes cidades, não se imagina um dia sem banho, pela sensação de frescor e limpeza que os banhos nos dão apos um dia de correria a que estamos impostos. Mas vamos acompanhar a evolução destes estudos, que atiçam a curiosidade.
    Muito boa ideia trazer esta pesquisa para compartilhar.
    Uma semana de retomada da paz nas ruas e que seu coração possa bater levemente sem o medo reinante nos últimos dias.
    Deus esteja presente e proteja a todos do bem.
    Um abração amiga bi-vizinha.
    Beijos no coração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Toninho!
      Boa tarde!

      A gente aqui ainda no horário de verão. Que bom que o Nordeste não precisa dessa mudança. Quando o nosso organismo começa a se adaptar com o novo horário, ai volta o normal. Como o povo sofre!
      Pois é Toninho, as coisas aqui não estão nada agradáveis. Talvez tenha sido até falta de dialogo entre grevista e Governo que gerou toda essa confusão e baderna no nosso Estado. Isso acontece em quase todas as cidades do Espirito Santo, principalmente as do Sul do Estado, estão sofrendo muito com a falta de segurança nas ruas também. Há registros acima da média de homicídios, arrastões, assaltos, saques a lojas e depredações. Criminosos colocaram fogo em ônibus e até em um posto policial da PM.
      Mesmo proibidos de fazer greve, os policiais alegam que não podem trabalhar desde que parentes deles foram para frente dos batalhões fazer manifestação por melhores salários. Uma decisão do Tribunal de Justiça do Espírito Santo considerou ilegal a greve da Polícia Militar no Estado e determinou o fim do movimento, fixando multa diária de R$ 100 mil se as associações de policiais militares não cumprirem a ordem. Mesmo assim a greve continua. A parte da tarde é que eles tocam terror na população. Parece até que recebe ordem pra cometer tais atos. Tem até toque de recolher. Só JESUS na causa Toninho.
      O prejuízo no comércio vai ser muito alto. E agora quem vai pagar tudo isso? Pagamos impostos pra garantir segurança, e cadê a segurança do povo. Essa falta de segurança da população não poderia ter chegado a esse nível. Nada funciona por aqui. Escolas, comércios, bancos, unidade de saúde, farmácias, transporte popular, taxi, uber,etc e tal. Tudo parado. Só a bandidagem que não. Agora o Exército esta na cidade. Mais está difícil combater essa desordem. Vamos ver se essa situação se normalize. Está muito complicado viver num Pais com esses tipos de governantes. Ninguém aguenta mais... Que Deus proteja todos nós.

      Obrigada Toninho pela força, meu amigo bi-vizinho. (fronteira dos dois lados.)
      Beijo no coração!

      Excluir
  13. Eu tomo banho todos os dias, mas é um banho rápido, e não uso água
    muito quente :)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem banho que não dá pra ficar né Madalena?
      Bom fim de semana!
      Beijo!

      Excluir
  14. Respostas
    1. Um abraço, e bom fim de semana Francisco.

      Excluir
  15. Umas vezes de manhã, outras no final do dia, mas banho sempre!
    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Ola querida,
    Adorei seu texto, bem esclarecedor.
    Aqui no RJ não tem como deixar de tomar banho.
    Eu tomo uns 2 ou 3 no dia, ficar suada
    e fedorenta não da, hahahaha.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui também faz muito calor, não tem como não tomar banho.
      Bom fim de semana Bandys!
      Beijos!

      Excluir
  17. Olá! Já acabei de crê com esse seu post que estou "lascada", rs. Comumente tomo banho umas três vezes por dia, deve ser por isso que estou com a imunidade baixa. Mas banho pra mim é fundamental ao meu bem está, principalmente nesse calor infernal!

    Ótima semana pra você Smareis!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com esse calor ficar sem banho e impossível.
      Bom fim de semana Jaynne!
      Abraço!

      Excluir
  18. Puxa! Nessa moça
    vou me dar mal
    Adoro um banho.
    E tomo vários por dia quando estou em casa rsrsr
    Quando estou trabalhando sou peixinho quando chego rsrsrs.

    Beijão linda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adoro um banho relaxante, principalmente se estiver cansada, suada, estressada.
      Bom fim de semana!
      Beijão!

      Excluir
  19. Publicação interessantíssima. Tudo bem não tomar banho todos os dias, mas daqui recomendo entrar em sintonia, todos os dias, com a nossa www.hellowebradio.com ... saudade de você.
    Cadinho RoCo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Cadinho. Sintonizando hellowebradio.
      Abraço!

      Excluir
  20. No pude traducir asi que poco pude leer
    Te dire que me baño a diario y si hace calor mas de una vez
    Cariños

    ResponderExcluir
  21. Boa noite Smares.
    Uma bela postagem e uma alerta, quem vai seguir ? Rsrs. Eu tomo trés banho ao dia. O primeiro ao acordar. Na hora do almoço quando chego em casa e um a noite para dormir. Mas diminuir o tempo na banheira e no chuveiro podemos tentar, afinal o que queremos é a nossa saúde. Uma linda semana. Enorme abraço. Tome cuidado, só saia em grupo ate a situação por aqui amenizar. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem banho não dá pra ficar, mais diminuir o tempo é importante, além de economizar água, energia (caso tome banho mormo ou quente) e o mais importante, a saúde da cútis.
      De pouco a pouco a situação vai se amenizar.
      Bom fim de semana Mirtes!
      Beijo!

      Excluir
  22. Olá, Smareis.
    Por muitas milhares de gerações, não precisávamos tomar banho diariamente porque estávamos ocupados tentando fugir do predador da vez e éramos pouquíssimos e isolados geograficamente uns dos outros, então, não havia necessidade de tamanho asseio, ao contrário do que ocorre atualmente.
    Uma determinada quantidade de exposição à sujeira é necessária para a ativação de nosso sistema imune (na Índia, as mães costumam lavar seus bebês com sabonetes feitos a partir de fezes de vacas), mas, feito isso, nada justifica a falta do banho diário, afinal, em sociedade, temos sempre de pensar nos outros antes de pensarmos em nós mesmos.
    Abraço, boa semana e obrigado pela visita, Smareis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Jacques, tomar banho é necessário, não é agradável estar perto de alguém cheirando mal, sem contar que o banho sempre deixa a pessoa renovado e bem cheiroso.
      Muitas pessoas no século 18 acreditavam que o banho não era saudável e que a imersão em água, especialmente na quente, deixaria doenças entrarem no corpo. Se alguém decidisse se banhar em uma tina, um barril com água ou mesmo em uma banheira (no caso dos mais nobres), isso era feito sem tirar as longas roupas de baixo. Relatos diziam que tais odores ainda mantinham afastados mosquitos, baratas, moscas. Imagine como era o cheiro dessas pessoas naquela época.
      Além do sabonete, a Índia usa as fezes da vaca também como combustível e desinfetante nos vilarejos. E também estava testando uma bebida com o xixi da vaca. Lá nada se joga fora em relação à vaca.

      Bom fim de semana Jacques!
      Abraços!

      Excluir
  23. Oi minha querida!Interessante a postagem e muito didática!Essas questão é realmente muito polemica... Eu mesmo, nunca deixaria de tomar meu sagrado banho após alguma atividade física. Convenhamos que morar num pais tropical pede muitos banhos em época quente. Imagine ficar sem banho, nesse calor desproporcional que tem feitos nos últimos anos!Mas relevo, sobre a questão dos sabonetes , etc etc . Se me recordo de minhas leituras a respeito, na antiguidade não existia esses detergentes , sabões e sabonetes, e era muito utilizado os óleos aromáticos e medicinais que na época valiam ouro sendo utilizados, apenas os mais ricos que podiam pagar. Penso que é por ai... Os índios tomam banho no rio sem todos esses aparatos. Realmente há muitas controvérsias , não só sobre o tomar banho ou não, mas sobre o comer, aquilo ou não... melhor mesmo, é ir seguindo sem sem muitas culpas ou contra indicações, se assim pudermos sem nos afetar gravemente ... O povo complicam muito as coisas ! rsrs Trocando de assunto... Que chato a situação do seu Estado vice!Desejo que tudo se acerte e que os direitos dos cidadãos sejam restabelecidos ok?! Cuide-se e confie! Beijos carinhosos Smareis! Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá poeta, estava com saudades.

      Pois é Beto, só os mais ricos tinha condição de utilizar os óleos aromáticos e medicinais naquela época. Os pobres com certeza, nem banhos tomavam, vai ver que tinha a cútis melhor do que a dos ricos.

      Então, a situação ainda está precária. As partes envolvidas não consegue chegar a nenhum acordo, e enquanto isso a população anda assustada. De um lado, estão policiais militares e bombeiros em greve para reivindicar um aumento salarial de 100% e melhorias nas condições de trabalho. Na outra ponta, um governo estadual afirmando que passa por uma grave crise financeira e não tem condições de oferecer reajustes, ao mesmo tempo em que exige que os militares voltem ao trabalho como condição para iniciar as negociações. E no meio desse impasse, uma população com medo de sair de casa e sem serviços essenciais, como transporte público, hospitais e escolas. Tudo parado pela falta de segurança. Realmente eu não sei como, e quando vai terminar tudo isso.

      Bom fim de semana!
      Um beijo!

      Excluir
  24. Em uma cidade quente como a que eu moro é bem difícil sobreviver sem tomar banho. Pelo menos dois por dia, um banho logo de manhã, frio, que eu não tomar fico com rinite forte. Outro após suar bastante depois de fazer exercício. Não consigo imaginar outro jeito. Não vou mudar os hábitos por que um cientista entrou numa de provar alguma coisa que ele pré-concebeu e testou em outras pessoas diferentes de mim. Eu testo em mim mesmo tomar banho todos os dias e nenhum mal e muito conforto dele me advém, uma experiência repetida durante anos todos os dias me vale muito mais do que esta limitadíssima apresentada. Enfim, minha observação é acurada e possuo muito mais dados sobre mim, a única pessoa da qual me interessa os resultados para moldar meus costumes. O problemas é que os médicos ficam sempre estarrecidos diante a complexidade e diversidade desta máquina incrível chamada corpo humano. Eles querem ficar no controle e não conseguem, pois ignoram que o método científico não pode substituir o conhecimento que a pessoa pode ter dos limites do próprio corpo.
    Me faz lembrar de um vídeo que assisti um físico demonstrando que um chute do Roberto Carlos teria sido impossível de ser desferido e concluindo que por sorte o Roberto Carlos não sabia Física. Um cientista que sabe que só a ciência pode ter tanto controle sobre as coisas, mas que ela possui limites é um cientista de verdade. Obrigado pelo comentário. Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha cidade também é muito quente Benno, e não há possibilidade nenhuma de alguém por aqui ficar sem tomar banho pelo menos duas vezes por dia. Nos finais de semana aumenta um pouquinho a quantidade.
      Ainda bem que Roberto Carlos não se interessou pela física. Os seus fãs não teriam conhecido esse fantástico compositor brasileiro.

      Um bom fim de semana pra ti!
      Beijo!

      Excluir
  25. Oi Smareis!
    Tenho s sensação de que os humanos deixaram de se sentir bichos muito precocemente, ainda mais com o advento da industrialização. Quanto mais fugimos do natural, mas consequências para o corpo. Não tomar banho todo dia parece impossível, mas a natureza agradeceria também, acho que dá para tomar um banho rápido economizando água, com o mínimo de cosméticos possível.

    Obrigada pelo carinho, tá td em ordem por aqui, apenas faltando um cadim de coragem para escrever, enquanto isso me alegro com vocês.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diminuir o tempo no banho é importante, com certeza, até porque precisamos economizar água porque é um dos recursos naturais mais valiosos do nosso planeta, é fonte de vida para a humanidade. Dá pra tomar um bom banho sem desperdiçar água.

      Bom fim de semana Dalva!
      A inspiração é assim mesmo, costuma tirar uma férias. Mais sempre volta.
      Um beijo!

      Excluir
  26. Bom dia amiga!
    Quando começamos a pensar no quanto nos distanciamos da vida natural, que é a melhor para nós, é assombroso. Eu já havia ouvido falar dessa pesquisa, e realmente faz muito sentido. Nos acostumamos a pensar que o cheiro de nossos corpos é ruim, e tentamos cobri-lo com todo tipo de cosméticos, ruins para nosso organismo e para o meio ambiente. Banhos demorados, então, nem pensar... A água pura, em temperatura ambiente, realmente deveria ser o suficiente para nos lavar...tento ao máximo seguir essa regra, abdicando aos poucos dos "n" tipos de sabonetes e cremes, mas é um caminho difícil, pois a mídia nos bombardeia de tentações perfumadas a todo instante.
    Uma volta à simplicidade, enfim, é o mais saudável para a humanidade e o planeta.
    Um abraço!
    Bíndi e Ghost

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade o ser humano se afasta a cada dia mais da vida natural. É a evolução chegando rápida demais. Nem tempo temos pra pensar o que é, ou não é bom para nossa saúde.
      Você tem razão, a mídia instiga demais a gente, e fica difícil não está querendo testar sempre alguns produtos novos.
      Um bom fim de semana Bindi e Ghost
      Beijos!

      Excluir
  27. Querida Smareis

    O que eu aprendo aqui no seu blogue! A cada tema que desenvolve, somos acarinhados com informação importante para o nosso dia-a-dia. Acredito que haja muita verdade no que os cientistas dizem, pois o banho diário, com produtos que descamam a pele, água quente que também a agride, vai retirando a protecção natural expondo-a a bactérias. Contudo, como fazer se sabe tão bem o duche matinal e à noite também para descansar o corpo do cansaço e dispor bem o espírito. Quem quiser realmente experimentar, dia sim dia não ou mesmo de três em três dias, terá de arranjar alternativas. Talvez passar um pano molhado pelo corpo (?) Não sei. Fazer o quê? É daquelas coisas que teríamos que assumir chegando à conclusão de que seria para a nossa saúde.

    Muito obrigada, minha amiga.

    Beijinhos

    Olinda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Olinda, eu também acredito sim, que haja verdades nessas pesquisas. Hoje em dia as pessoas usam muitos produtos no banho, e por mais que o produto seja bom, ele também contém alguma química que agride a epiderme.
      A pele pode ficar bem cheirosa, mais pode estar também desprotegida pelo tempo, produto usado e temperatura da água.
      O tempo e a temperatura da água é muito importante. Não importa a quantidade, eu creio que a qualidade do banho é o fator chave.
      A pessoa é que tem que saber o que é realmente bom pra si, e pra sua saúde.
      Uma bom fim de semana minha amiga!
      Um beijo!

      Excluir
  28. Há de se pensar no clima do local onde o ser habita, nas condições de sobrevivência enfrentadas no deslocamento diário e no cheiro que não deve ficar muito bom.
    São pesquisas que precisam ser reavaliadas e direcionadas a públicos específicos.
    Os europeus até uns dois séculos, só tomavam banho na entrada da primavera e quando estav terminando o verão.No mais, só em ocasiões especiais. aqui no Brasil o hábito que os portugueses implantaram foi o banho semanal aos sábados. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema é que brasileiro mais parece um peixinho na água. Viver numa clima como esse, pelo menos um banho ao dia é necessário.
      Obrigada pela presença Anabela.
      Um bom fim de semana!
      Bjs!

      Excluir
  29. Excelente post.
    Sem um banhinho diário não consigo passar ...
    Beijinhos
    Maria

    ResponderExcluir
  30. Surpreendente pesquisa. Jamais imaginaria isso. Tomo todo dia, mas uma vez. Só no verão que de vez em quando não dá pra ser só uma vez. bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No verão não tem como ser só uma vez né Sérgio?
      Bom fim de semana!
      Beijos!

      Excluir
  31. Hola Linda: La verdad me dejaste pensando. Ya no sé si bañarme mañana o no??? ;) Saludos, cuídate mucho.
    David

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gracias David!
      Un buen fin de semana!
      Abrazos!

      Excluir
  32. olá, bom dia! é um assunto intrigante. particularmente eu nem sei como seria minha vida se eu não tomasse os meus 3 banhos diários sagrados, quando não mais, dependendo do calor. rsrrs... te dedesejo um finalzinho de semana fabuloso!!! beijo enorme!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com esse calor nada melhor que um banho relaxante...
      Bom fim de semana Cláudia!
      Beijos!

      Excluir
  33. A verdade é sempre duvidosa, não?
    Hoje, parecerá bem o banho diário; amanhã teremos opiniões diversas.
    Porque não cada um ajustar o ritmo ao seu metabolismo, ou á sua vontade?
    Um bom ponto para nos preocupar, levando a sério o que os "cientistas" dizem.


    Beijo
    SOL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Sol, muitas coisa hoje, pode ser bom para o bem estar da pessoa, e amanhã já não é mais...
      Lia uma pesquisa alguns dias atrás sobre o abacate. A década que o médicos dizem que abacate engorda, e um monte de blablabla. Agora os cientistas fizeram uma pesquisa é disseram que o abacate é a melhor fruta pra quem quer perder peso, além de outras coisas.
      Bom fim de semana Sol!
      Beijo!

      Excluir
  34. TE CONFIESO: ME BAÑO POCO, PORQUE SOY PROTECTOR DEL MEDIO AMBIENTE. ME ENCANTA AHORRA Y CUIDAR EL AGUA.
    ABRAZOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. El ahorro de agua es muy importante. La gente necesita tener conciencia de usar agua. Estar en el baño, u otra tarea que utiliza el agua.
      Buena semana ReltiH
      Abrazos

      Excluir
  35. Não sou capaz de tomar menos que um banho por dia, incluindo a cabeça.
    Se não faz bem, paciência, mas eu sinto-me melhor com este meu hábito.
    Bom fim de semana, amiga Smareis.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  36. Bom dia, nos dias de hoje o banho diário é necessário, pode-se é dar banho rápido, é o que faço, uso produtos neutros, julgo eu que assim o banho confortante não seja tão prejudicial, certo é, que o óleo que o corpo produz é o mais saudável e o melhor protector da pele.
    AG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse óleo que o corpo produz é que inibi o crescimento de microrganismos na pele. Se a gente usa muitos produtos no banho, a pele fica sem defesa nenhuma.
      Boa semana AG.

      Excluir
  37. Oi minha querida Smareis! Passando para desejar-lhe uma abençoada semana e deixar beijos e abraços carinhosos. Espero que a situação do seu estado se normalize o mais breve possível, e que noticias sejam verdadeiras a respeito... Curvas , retas e esquinas tem novo post e espero que goste ! Escrever por esses dias esta meio tenso, por causa do cansaço de trabalho, mas vamos escrevendo , devagar , mas escrevendo.

    ResponderExcluir
  38. Olá Smareis! Passando para agradecer a tua visita e amável comentário deixado no nosso Arte & Emoções, assim como comunicar o meu retorno a este maravilhoso mundo virtual.

    Quanto ao post, banho pra mim, tem que ser todos os dias.

    Beijos,

    Furtado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem vindo de volta Furtado!
      Boa semana!
      Beijos!

      Excluir
  39. Interessantíssimo o post, Smareis! Pessoalmente, confesso: vivendo neste calor abençoado da Bahia, não consigo ficar sem, ao menos, dois banhos ao dia; que delícia é um bom banho! :) Boa semana, amiga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada melhor do que um bom banho nesse calor Árabe. Aqui no ES é muito quente.
      Boa semana amigo!

      Excluir
  40. Smareis, este assunto é muito interessante e penso que o problema está nos produtos usados no banho. De facto um chuveirinho rápido de manhã( aqui no inverno n é necessário mais, pois n se transpira) e usar só o sabonte chega. Conheço muitas pessoas que mantém o hábito antigo, vindo dos pais e avós de usarem aquele sabão que se usava p lavar a roupa no tanque; quando eu era criança ter um sabonete era um luxo e nas aldeias ninguem o conhecia. Tenho amigas, licenciadas e não só que só usam esse sabão. Hoje os produtos são tantos que até nos confundem Eu só uso sabonete e procuro aqueles que continuam nas prateleiras apesar de já existirem desde a minha adolescência. Não uso mais nada no corpo e creme hidratante, a maiora das vezes esqueço. Os meus banhos são sempre rápidos e assim eram também quando vivia no Brasil; Não consigo sair de casa sem uma chuveirada e até o cabelo lavo, pois é muito oleoso; uso-o curtinho e por isso não leva muito tempo a lavar. Os antigos tomavam pouco banho, não porque fossem sujos, mas porque as condições para o banho eram poucas; não havia água em casa e tinham que a ir buscar longe; algumas pessoas tinham poço em casa mas a água tinha que ser tirada do fundo com um balde preso a uma corda. Só mais tarde conseguiram motor que puxasse a água diretamente para a caixa de água e daí para as torneiras. Nas aldeias de Portugal era assim quando eu era criança e chuveiro só muito mais tarde começaram a aparecer e por isso é que se diz que os portugueses só tomavam banho aos sábados. Creio que nesses tempos, há uns cinquenta anos muitos brasileiros também não podiam tomar banho todos os dias por muito calor que tivesses; tomavam como os portugueses, com uma bacia e alguma vasilha a jogar água por cima da pessoa, Ha muitos anos que em Portugal se toma banho todos os dias, embora no inverno não sejam necessários dois ou três. Estou a dar esta explicação por ter visto o comentário da Anabela referindo-se a este facto, Claro, se vivessem nos paises nordicos os banhos seriam ainda em menor quantidade. Smareis, vamos vendo o que continua a dizer a ciência, mas uma coisa é certa, o bem mais precioso que temos é a água e se não a pouparmos um dia voltaremos aos tempos idos, banho ao sábado e de bacia, aliás, o Brasil já tem problemas nesse aspecto e nós portugueses iremos pelo mesmo caminho. Beijinhos, amiga e tudo de bom, principalmente com os problemas no teu estado que, pelas noticias, está voltando à normalidade.
    Emilia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Emília, tem produto que parece excelente, mais na verdade agride mais a pele do que cuida. A mídia também influência muito, sempre apresentando produtos novos, fica nos instigando, e como, somos curiosos acabamos por comprar os produtos pra testar.
      Embora incomode, a oleosidade é um fator importante para o organismo porque garante a hidratação da pele. Mais ficar sem banho não dá de maneira alguma. O que da pra fazer, é melhorar a qualidade, e a quantidade do banho para o bem estar da saúde, e do planeta também.

      A nossa água anda escassa por aqui Emília. Muito triste vê os rios secando... Quando mais economizarmos, seja no banho e em outros afazeres domésticos, o planeta agradece.
      Lia uma matéria que a ONG afirma que quase metade do mundo pode ficar sem água até 2030. É assustador uma noticia dessa. A água é um recurso natural comum, além de ser a chave para um desenvolvimento sustentável. As pessoas devem usá-la de forma mais inteligente e sem desperdício. Sem água estamos mortos.

      Aqui no meu Estado as coisas estão normalizando. Com a Força Nacional no comando, a população já sente mais segurança pra sair nas ruas. Foi Dias bem complicado para a população.

      Uma boa semana!
      Um beijo!

      Excluir
  41. I bathe when the mood strikes me .... which is not often these days since I have no one to share it with ....

    Happy Valentine, Smareis .... send me your smile ....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anyway you're back Fram. I hope all is well with you.
      I want you to come back and update your blog.
      Thank you for the presence.
      A fistful of smile! Send me news when I can.
      Great week!

      Excluir
  42. Como em tudo na vida, deve ser com conta, peso e medida. Cada qual sabe de si e das suas necessidades.

    Bjs

    ResponderExcluir
  43. Já li muito sobre isso, mas, enquanto eu puder, nao quero saber.
    tomo dois por dia e é isso.
    bom fim de semana.
    beijinho
    :)

    ResponderExcluir
  44. Quando o sujo está pesando,
    com água quente ou fria
    como me apetece tomo banho
    para mais leve passar o dia!

    Tenha uma boa noite de sábado, e um bom dia de domingo, amiga Smareis, um abraço,
    Eduardo.

    ResponderExcluir
  45. Realmente, desconcierta la noticia, porque bañarse todos los días es de reliosidad. NO me aguantaría tres días sin bañarme. La eliminación de toxinas, pegadas ahí a la piel y su mal olor me espantan.Pero creo que hay razones científicas para el argumento de un baño no muy frecuente. El cuerpo tiene sus defensas microbianas: flora bacterina intestinal, bacterias dentales buenas...en fin...a pesar de todo, con permiso. VOy a la ducha. Un abraza. Carlos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Es difícil ponerse de pie sin baño carlos.
      No podía soportar ni un solo día.
      Un abrazo
      Buena semana

      Excluir
  46. Boa semana, amiga; aguardo o próximo post.

    ResponderExcluir
  47. Longe do mundo dos blogs mais do que gostaria vim encontrar com a querida Smareis com postagens como ela sabe! Mas como pude não te ver mais cedo? tens razão! o teu comentário último perdeu-se na floresta densa no emaranhado do menos importante. Mas o importante é que te encontrei de novo com a mesma alegria.
    Sobre o tema do dia, pois...eu já tinha ouvido esta teoria. Mas como pode, sem banho depois do cansaço de um dia? Com certeza que a teoria será válida, mas então vamos fazer como dizes e com um gel de banho bem apaziguador para a pele, o nosso maior órgão. De qualquer forma sempre gostoso o tema a que te propões!
    Um abraço bem cheiroso com tanta saudade, querida Smareis!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que está de volta Manuela.
      Tenho estado bastante ausente também.
      Senti saudades!
      Um abraço apertadinho.
      Boa semana!
      Boa semana!

      Excluir
  48. Banho, para mim, é todos os dias. Faça chuva ou faça sol. Faça frio ou calor. O banho é algo essencial.
    Beijos e um ótimo feriado.

    ResponderExcluir
  49. Uaaauu! Novo visual! Ficou lindo e bem clean amiga! Parabéns! Estou de volta e desculpo-me por esse tempo sem blogar, mas foi necessário pela correria da vida não estava dedicando-me como merecido. Hoje estou de volta!
    Realmente não dá para ficar sem tomar banho querida, valeu pelos conselhos e por avisarmos.
    Beijo grande e seja bem-vinda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Cecilia! Estava com saudades minha amiga. Quanto tempo!
      Seja bem vinda de volta.
      Depois irei conhecer seu novo blog.
      Obrigada pela presença.
      Beijos e boa semana!

      Excluir
  50. March 5 is my son's birthday. I have emerged from the shadows long enough to observe it and to think about it and about him .... and, to write a brief comment to/for you.

    I think about you every day, Smareis, and I hope you are well and fine, and that everything is perfect in your life ....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Congratulations on your son's birthday. I wish much joy, health and success for his life.
      Wish you have soon back to your blog.
      Smiles and a good week Fram

      Excluir
  51. Este poste é uma delicia.
    Já tinha lido, algo sobre assunto, mas aqui esta um primor de imaginação.
    Não sei se será mau ou bom, ser for mau estou mal pois eu abuso do banho, tomo ao levantar e antes de ir para a cama.
    Se for de mais paciência, mas sinto-me feliz assim.
    Obrigado pelas tuas palavras, pelo carinho e pela atenção, mas estou a passar uma fase muito má na minha vida.
    Um beijinho e, mais uma vez, obrigado por não esquecer este velho amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manuel, desejo que tudo se resolva e essa fase má passe logo.
      Uma boa semana meu amigo!
      Um beijo!

      Excluir
  52. Querida Smareis, creo que no hay que abusar, me baño siempre muy rapidamente y en epocas de calor, aqui en Santiago de Chile es sofocante y muy seco por estar tan cerca la Cordillera, me doy dos. Un abrazo feliz!

    ResponderExcluir
  53. Olá Smareis!
    Eu penso que este estudo tem fundamento! Porém, no verão do Brasil, dois banhos por dia (manhã e noite) é uma necessidade, para ter o mínimo de conforto. Muitas vezes, no verão, tomo três banhos, pois suada, não consigo me sentar a mesa, para uma refeição. Já a noite, no jantar, como a temperatura está mais fresca, então, não vejo tanta necessidade, ficando só o banho antes de dormir.
    Eu tenho uma pele bem sensível, depois de lavar a louça, preciso passar hidratante, caso contrário, a pele resseca e começa uma forte coceira.
    O meu médico, devido a minha pele ser sensível, pediu apenas para eu tomar cuidado com o excesso de sabonete.
    Lembra do Clodovil? Uma vez assisti a uma entrevista dele e ele disse que tomava banho e usava sabonete apenas nas partes necessárias, nas outras partes, apenas água.
    Bem, é um caso particular, cada um sabe o que é melhor, mas o teu post é de valor!

    ResponderExcluir

Nunca existiu uma pessoa como você antes, não existe ninguém neste mundo como você agora e nem nunca existirá. Veja só o respeito que a vida tem por você.
Você é uma obra de arte — impossível de repetir,
incomparável, absolutamente única. (Osho)

Links de propagandas e comentários anônimos, serão excluídos automaticamente, a não ser que se identifique com seu nome e endereço do blog/site.

Obrigada pelo seu comentário!
Thanks for the comment!
Gracias por tu comentario!
Merci pour le commentaire!